Frei Inácio

Minhas Experiências de Retiros

Realizei vários retiros espirituais. O primeiro foi no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro. Fui tocado profundamente pela espiritualidade beneditina. Fiz o retiro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola em São Conrado, Rio de Janeiro (Casa de Retiros Padre José de Anchieta). O ‘Mês de Nazaré’ da Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas-espiritualidade de Charles de Foucaud, no Mosteiro da Anunciação-Goiás /GO. E o retiro fundamental de silêncio no Foyer de Charité – Marthe Robin, em Mendes/RJ.

Em minha caminhada espiritual, busquei conhecer nas minhas estadias as ricas espiritualidades da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs, como também das antigas religiões.

São inesquecíveis as minhas experiências abissais nos seguintes mosteiros: trapistas, cartuxos e beneditinos. Assim como também o dia de deserto na espiritualidade foucauldiana.

A busca da vida sobrenatural só pode ser encontrada em Deus. A jornada passa pelo silêncio, deserto, oração, jejum, meditação, estudo da Palavra de Deus e o fogo do Espirito Santo!

Escreve o arqui-abade da famosa comunidade de mosteiros de Beuron, na Alemanha, Dom Benedikt Baur: “O sentido último da nossa vida eleva-se, assim, infinitamente acima da esfera natural da nossa humanidade e de todas as aspirações e possibilidades da nossa natureza” (1).

Tudo se faz sentido no amor de Deus. O místico Charles de Foucauld clamava: “Deus é para mim uma necessidade de amor” (2).

Os retiros espirituais são tempos de graça e aprofundamento para vida espiritual, tendo em vista as tarefas seculares, o trabalho na comunidade, os cuidados familiares e a salvação da nossa alma.

Quais os tesouros que podemos encontrar nos autênticos retiros espirituais?      

  • Sentido para vida espiritual e secular. Motivação e progresso no sobrenatural e no eclesial. Conhecer e viver as três vias: purgativa, iluminativa e unitiva.
  • Curas, libertação e verdadeira felicidade.
  • Alimento para o carisma da nossa espiritualidade no patamar da fé, da esperança, do amor e do perdão.

10404349_792165040890891_9189763356729069621_n

O ser humano foi criado para louvar, adorar, amar e servir o bom Deus e, os retiros espirituais são ferramentas para este fim.  Faça vários retiros de modalidades diferentes e algo muito impactante acontecerá em sua vida.”

Frei Inácio José do Vale 

Professor de História da Igreja

Escritor e Conferencista

Sociólogo em Ciência da Religião

Pregador de Retiros Espirituais

Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas-Charles de Foucauld

E-mail: pe.inacio.jose@gmaisl.com

Notas:

(1) Baur, Benedikt, A vida espiritual. São Paulo: Quadrante, 2004, p. 5.

(2) Oração do abandono, beato Charles de Foucauld.